quarta-feira, 7 de abril de 2010

ESSE QUE VEJO DIANTE DE MIM TAMBÉM SOU EU

HEITOR ROCHA GOMES

Uma questão se tornou incômoda, constante, recorrente nas minhas esparsas reflexões diárias sobre o meu fazer pedagógico: quem somos nós SERES ENSINANTES? Qual a nossa face mais constante? Como chegamos, de que maneira povoamos o PLANETA EDUCAÇÃO?

Cada momento que olho nos olhos do outro que me reflete e que eu reflito me assombro: ESSE QUE VEJO TAMBÉM SOU EU? Esse que grita, que se descabela, que se ausenta, que se omite, esse que faz das tripas coração sou eu? Essa que olha de perto, que se interroga rigor, que sabe que se perde...que raros momentos se acha quem é?

Quem é esse ou essa do PLANETA EDUCAÇÃO     que persegue,coage, instrumentaliza, trama,ameaça e teme a quem deveria conduzir,orientar,referendar,vincular, aconchegar e...finalmente educar...esse ou essa...também sou eu?

Enquanto ficamos parados repetindo como papagaios discursos moucos,ocos as várias receitas do que é e do que não é ensinar nossas juventudes estão se perdendo debaixo dos nossos narizes arrebitados.

Meu grande incômodo é saber que a vida é breve e citando Leo Jaime "Mas eu acredito que ninguém tenha vindo pro mundo a passeio", se bem que a idéia é tentadora e extremamente necessária. Mas temos tanto a fazer, temos tanto para plantar e para colher, temos tanto para VISLUMBRAR...para sonhar,para realizar... o problema é que os sonham sonhos solidários, fraternos, políticos, proféticos ainda são poucos diante da labuta que é construir um PLANETA PASSEIO, seguro e transcendente para todos que precisam desejam passear. Me pergunto quem são esses que se ausentam dos seus lugares das suas IDENTIDADES PEDAGÓGICAS? Quem SÃO esses EUS que praticam a PEDAGOGIA DA AUSÊNCIA?

OS HABITANTES DO PLANETA EDUCAÇÃO SOFREM DO MAL DO AUTO-DESCONHECIMENTO... nos espelhos que se olham não enxergam nada além do uma imagem fugidia, etérea, desconexa de si mesmos, dessa forma como não se conhecem não podem se reconhecer...se não se reconhecem não se encontram...acho que era isso que eu precisava dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário